O “Prémio Cinco Estrelas Regiões” avalia as 5 principais variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra: Satisfação pela experimentação, relação Preço-qualidade, Intenção de compra ou de recomendação, Confiança na marca e Inovação. Avalia também mais 5 características específicas de cada candidato na sua categoria de consumo.
Existem 3 fases de testes e estudos de mercado complementares, incluindo testes de experimentação adaptados a cada produto | serviço | Marca.
FASE 1 – FOCUS GROUP E COMITÉ DE AVALIAÇÃO
Os Focus Group identificam quais os 5 principais atributos que motivam os consumidores nas suas decisões de consumo. O Comité integra a informação dos focus group com a informação das marcas e valida os 5 atributos específicos da categoria que serão avaliadas na fase seguinte. Constituição do Comité
FASE 2 – TESTES DE EXPERIMENTAÇÃO
São aplicados testes de experimentação à medida das características de cada candidato.
FASE 3 – ESTUDO DE MERCADO À MARCA
Implementação de um questionário massificado junto de uma amostra representativa da população (nacional ou regional, consoante a presença geográfica do candidato), com afinidade à categoria de consumo.
Obterá o “Prémio Cinco Estrelas Regiões” a marca que, para além de obter a classificação mínima, obtenha a classificação mais elevada da sua categoria e nas regiões do país onde está presente.