Cerejas do Fundão
Entende-se por “Cereja do Fundão” o fruto proveniente de diversas variedades de cerejeira cultivadas no concelho do Fundão e freguesias limites a este.
As condições climatéricas particulares da região do Fundão dependem em larga medida da sua localização entre as Serras da Gardunha e Estrela. Esta situação geográfica proporciona condições climáticas únicas: um elevado número de horas de frio, importante nesta espécie frutícola, uma Primavera amena e uma proteção muito elevada dos ventos. A origem granítica dos solos de encosta, profundos e bem drenados, proporciona as condições ideais ao desenvolvimento da cultura cultivada na região há mais de 50 anos.
As variedades mais representativas e cultivadas são ‘Sweet early’, ‘Early bigi’, ‘Earlise’, ‘Folfer’, ‘Brooks’, ‘Primegiant’, ‘Bigalise’,‘Satin’, ‘Lapins’, ‘Sonata’, ‘Regina’, ‘Sweetheart’, ‘Simphony’ e ‘Staccato’. Em termos médios, a colheita estende-se do final de Abril à segunda quinzena de Julho, com variações anuais importantes em função das condições climáticas.
Reconhecida nacional e internacionalmente como uma cereja com características específicas, a sua cotação no mercado interno é geralmente superior à maioria das suas concorrentes.