Festas de Nossa Senhora da Agonia

As festas de Nossa Senhora da Agonia são o orgulho das gentes da terra e de todos os que se apaixonaram pelas tradições mais genuínas e populares. Pelo traje à vianesa, pelas belas mordomas carregadas de ouro, pelo arraial espontâneo, pelo folclore, pelos cabeçudos e gigantones ao som dos Zés p’reiras e, pelo mar. Uma festa que se iniciou com a devoção dos pescadores à sua padroeira, que os protege e abençoa, e que rapidamente passou a ser sentida por todo o concelho, faz-se ainda hoje com as inconfundíveis e centenárias procissões e cortejos, o emblemático fogo-de-artifício e a característica animação popular e espontânea, noite e dia, pelas ruas, avenidas e praças de Viana do Castelo.

É considerada uma das principais festividades do país, remontando as suas origens a uma via-sacra referenciada em documentos do século XV. Em moldes próximos dos atuais, a festa surgiu em 1823. São 4 dias de festa e muita tradição, com perto de um milhão de pessoas na cidade.

O já tradicional Desfile da Mordomia é um dos destaques, que já passou a ser apelidado como a maior mostra de ouro ao ar livre, em que centenas de mordomas trajadas ao pormenor desfilam por toda a cidade para, oficialmente, apresentar cumprimentos às autoridades. As bancadas apinhadas, os acordes soltos e as afinações que se ouvem ao cimo da Avenida dos Combatentes anunciam a festa mais espontânea da Romaria d’Agonia. Os grupos folclóricos, de bombos e de Zés P’reiras, juntamente com as bandas de música, concentram-se no largo da estação de comboios, preparando-se para um desfile único.

Homens vestidos com camisas aos quadrados, como é da tradição do mar, ladeados pelas devotas mulheres, percorrem, sempre a 20 de agosto, as ruas da Ribeira, carregando em ombros os andores da festa. Dezenas de embarcações ornamentadas levam ao mar e ao rio Lima as imagens da Senhora d’Agonia, da Senhora de Monserrate, Senhora dos Mares e de São Pedro. O regresso a terra faz-se por entre os típicos tapetes de sal confecionados durante a noite anterior.

 



CATEGORIA

Festas | Feiras | Romarias

DISTRITO

Viana do Castelo

TESTES

Estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa de 222.900 indivíduos

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever as notícias Cinco-Estrelas

FreshMail.com