Galo de Barcelos

O lendário Galo de Barcelos é um ícone da região que advém da interessante lenda popular que transporta Barcelos à época medieval, e que conta a epopeia de um peregrino a caminho de Santiago de Compostela, que foi salvo miraculosamente da forca, graças a Santiago, quando o cantar de um galo se fez ouvir de forma surpreendente.

O Galo de Barcelos transforma-se num símbolo do turismo nacional e ícone de identidade de uma nação, tornando-se numa presença constante em certames e eventos promocionais. Aparece como imagem principal dos cartazes turísticos que promovem o Portugal do folclore, das tradições, das paisagens verdes, do sol e praia e da hospitalidade das suas gentes.

O Galo de Barcelos é garrido e colorido, multifacetado no porte e nas formas, testemunho do Portugal das diferenças culturais e da variedade etnográfica.

A partir dos anos 80, a imagem do Galo de Barcelos surge também associada a um Portugal moderno, enquanto destino turístico, e assume-se como símbolo de identidade nacional, ultrapassando as fronteiras do concelho que lhe deu o nome.



CATEGORIA

Artesanato

DISTRITO

Braga

TESTES

Estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa de 222.900 indivíduos

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever as notícias Cinco-Estrelas

FreshMail.com