Leitão da Bairrada

O Leitão da Bairrada é uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal. É o cartão de visita da gastronomia Bairradina e, na Mealhada, eleita “Destino Gastronómico 2016, pela revista “Wine – A Essência do Vinho”, vê-se, diariamente, a romaria de visitantes, aos muitos restaurantes, que procuram bom leitão.

Aqui, a qualidade desta iguaria é uma preocupação constante e obedece a rituais que a garantem: da escolha da raça – bísara, de porco Malhado de Alcobaça ou raça Bairradinus –  à preparação, da assadura  à apresentação.

Após um cuidadoso processo de abate, que, na Mealhada, é feito diariamente, o leitão, que não deve ter mais de 7/8 quilogramas, é preparado com um molho à base de um preparado com alho, sal pimenta, salsa toucinho, manteiga de porco e folha de louro, e passa para a assadura, no tradicional forno a lenha bairradino, forno que deverá ser aquecido preferencialmente com cascas ou madeira de eucalipto ou vides, até à temperatura de 300ºC. O leitão deverá assar, lentamente, durante cerca de duas horas.

E do forno para o prato. O leitão da Bairrada é muito apreciado quente ou morno para que os aromas fiquem mais intensos. Empratado com a pele sempre virada para cima e sem nunca soprepor pedaços, a pele deve manter a textura estaladiça e crocante- o leitão da Bairrada acompanhado por salada de alface simples, e por laranja às rodelas, que combina na perfeição e tem um efeito adstringente. O espumante bairradino, habitualmente bruto, acompanha, na perfeição, o leitão.



CATEGORIA

Cozinha Tradicional

DISTRITO

Aveiro

TESTES

Estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa de 222.900 indivíduos

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever as notícias Cinco-Estrelas

FreshMail.com