Praia de Apúlia

Perdem-se nas brumas da memória, as imagens de famílias em férias de verão, nas praias de Apúlia. Por prescrição médica, este era o destino de crianças que apresentavam necessidades de “ares do mar” ou de adultos que “iam a banhos”. Não sendo milagreira, a praia sempre foi referenciada por outras virtudes. Desde logo pelas tasquinhas pitorescas, algo rústicas, com forte influência piscatória. Apúlia é terra de tradições bem vincadas. Da milenar apanha do sargaço nasceu a conjugação etnográfica, tão fielmente reproduzida nas danças que o grupo etnográfico dos Sargaceiros mantém vivas. De resto, a grande concentração de algas (sargaço) esteve na origem de uma das figuras mais pitorescas do litoral norte: o Sargaceiro da Apúlia.

Apúlia é um destino excecional, onde se encontram restaurantes de referência. O peixe atrai comensais, mas outras referências são os produtos endógenos extraídos das “masseiras” fertilizadas com sargaço, como os hortícolas excecionais.

Muito procurada durante o verão, estão disponíveis nesta praia completas infraestruturas de apoio aos veraneantes. Uma biblioteca de praia disponibiliza livros e jornais aos veraneantes e, mais a sul, a praia da Ramalha está vocacionada também para acolher animais.

Aqui é possível desfrutar dos prazeres da praia e assistir à chegada da faina, com os barcos que atravessam o areal até se alinharem na praça sobranceira. Os moinhos de vento completam o postal, refletindo toda a sua imponência, ante a incidência do sol posto.

Integrada no Parque Natural do Litoral Norte (PNLN), a Praia da Apúlia distingue-se pelo enorme areal com dunas que o protegem da nortada. Com estatuto de “Praia Acessível” para cidadãos com mobilidade reduzida, Apúlia tem sido distinguida com Bandeira Azul e a atribuição do galardão “Grau Ouro”, referente à qualidade da água. Destaca-se pela segurança e serviços, pela gestão ambiental e equipamentos e disponibiliza informação e educação ambiental.


Dados Resumo


CATEGORIA

Praias

DISTRITO

Braga

TESTES

Estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa de 222.900 indivíduos

  

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever as notícias Cinco-Estrelas

FreshMail.com