O “Prémio Cinco Estrelas Regiões” avalia as 5 principais variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra: Satisfação pela experimentação, relação Preço-qualidade, Intenção de compra ou de recomendação, Confiança na marca e Inovação. Avalia também mais 5 características específicas de cada candidato na sua categoria de consumo.
Existem 3 fases de testes e estudos de mercado complementares, incluindo testes de experimentação adaptados a cada produto | serviço | Marca.
FASE 1 – ESTUDO À CATEGORIA E COMITÉ DE AVALIAÇÃO
Por cada categoria de consumo é realizado um estudo de mercado à categoria junto de uma amostra representativa da população de cada distrito (500 consumidores nos distritos de Lisboa e Porto e 300 consumidores nos restantes distritos) para identificar os aspetos mais relevantes para os consumidores nas suas decisões de consumo da categoria em causa. Nesta fase são ainda identificados os principais players da categoria/região. O Comité integra a informação dos focus group com a informação das marcas e valida os 5 atributos específicos da categoria que serão avaliadas na fase seguinte. Constituição do Comité
FASE 2 – TESTES DE EXPERIMENTAÇÃO
São aplicados testes de experimentação à medida das características de cada candidato.
FASE 3 – ESTUDO DE MERCADO À MARCA
Implementação de um questionário massificado junto de uma amostra representativa da população (nacional ou regional, consoante a presença geográfica do candidato), com afinidade à categoria de consumo.
Obterá o “Prémio Cinco Estrelas Regiões” a marca que, para além de obter a classificação mínima, obtenha a classificação mais elevada da sua categoria e nas regiões do país onde está presente.