Albufeira do Azibo

A Albufeira do Azibo foi idealizada para servir de apoio ao regadio agrícola no concelho de Macedo de Cavaleiros. Mas rapidamente ganhou o estatuto de Paisagem Protegida, abrangendo as freguesias de Vale da Porca, Santa Combinha, Podence, Salselas e Vale de Prados.

Formada por três linhas de água, a Albufeira do Azibo faz parte da bacia hidrográfica do rio Sabor. Os seus predicados ambientais integram-na ainda a Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, assim classificada pela UNESCO, que é considerada a maior reserva da Europa.

A construção da barragem, no final dos anos de 1970, possibilitou a presença de várias espécies de aves que fizeram deste local zona de nidificação e de refúgio. A Albufeira do Azibo conta ainda com uma interessante rede de percursos sinalizados, integrados na rede do Geopark Terras de Cavaleiros, que fazem as delícias dos adeptos de caminhadas e BTT, e duas praias sucessivamente galardoadas com a Bandeira Azul.

Situada nas margens do rio Azibo, de frente para a barragem, a praia da Fraga da Pegada foi a primeira a ser distinguida com a Bandeira Azul. Classificada “Praia para todos” e “Praia acessível”, conta com infraestruturas de acesso para pessoas com deficiência e dispõe de todos os equipamentos e serviços de apoio a veraneantes. Envolve-a a paisagem protegida da Albufeira do Azibo, tornando-a uma zona de rara beleza e enorme riqueza paisagística e biológica.

Seguiu-se a distinção da Praia da Ribeira com a Bandeira Azul, fazendo do Azibo a área balnear fluvial com mais Bandeiras Azuis em toda a Europa. Em 2012 as condições de excelência desta praia fizeram com que fosse eleita pelos portugueses como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal®.



CATEGORIA

Reservas | Paisagens | Barragens

DISTRITO

Bragança

TESTES

Estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa de 222.900 indivíduos

 

 

 

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever as notícias Cinco-Estrelas

FreshMail.com