Cristas de Galo

Os Pastéis de Toucinho, assim chamados ao tempo da vivência das monjas do convento de Nossa Senhora do Amparo da Ordem das Clarissas, também conhecidos como Pastéis de Vila Real, é certamente uma das espécies mais representativas da doçaria conventual de Vila Real. Mais tarde, apelidados de Cristas de Galo, pelo seu formato a lembrar a cabeça dos galináceos machos, estes doces receberam a bênção do saber fazer que predominava nos conventos portugueses, verdadeiros laboratórios de alquimia, onde o encontro entre ingredientes improváveis fazem nascer verdadeiros tesouros da doçaria conventual . Sem dúvida abençoadas foram as mãos que deram conteúdo à forma das Cristas de Galo. Se o recheio, à primeira vista, nos diz que estamos prestes a provar mais uma variante de doces de ovos, qual o nosso espanto quando percebemos a surpreendente junção do açúcar, ovos, maçã, toucinho e amêndoa cortada grosseiramente.  É de toucinho o gosto que nos fica no palato, só o percebemos mais tarde de tão perfeita que é a mistura. Doce justo na proporção de açúcar que se encontra no recheio. A massa por si só, é um elogio ao que as mulheres que lhe deram forma sabiam fazer de melhor. Numa leveza que a veste de fragilidade, a estaladiça massa faz-nos gulosos, faz-nos ficar indecisos entre a parte que se quer mais, se o recheio se a massa.

Eram consumidos no convento na 5ªfeira gorda (a seguir ao Carnaval) e confecionados igualmente nos momentos em que distribuíam as «obrigações» que o convento teve e manteve ao longo da sua existência.

Feitos ainda hoje com mestria pelas gentes de Vila Real numa homenagem ao passado do extinto e já desaparecido convento.

As Cristas de Galo são uma dádiva de um momento feliz onde a perfeição não é conseguida apenas do doce do açúcar, é a simbiose perfeita entre ingredientes tão diferentes quanto o toucinho e o açúcar, entre a massa e o recheio.


Dados Resumo


CATEGORIA

Doçaria Regional

DISTRITO

Vila Real

TESTES

Estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa de 222.900 indivíduos

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever as notícias Cinco-Estrelas

FreshMail.com