Museu Interativo do Megalitismo
Categoria: Museus

A Câmara Municipal de Mora em conjunto com a Universidade de Évora e CVDB Arquitetos recuperaram a Antiga Estação Ferroviária de Mora e transformaram-na no novo tipo de conceito museológico dinâmico, assente na interatividade da exposição permanente que permite desenvolver diversas atividades produzidas pelo serviço educativo, exposições temporárias, apresentações de livros, conferências e concertos.

Ver site
Évora
Distritos
8
Satisfação Global
2310
Consumidores Envolvidos

Testes realizados:Focus Group | Inquéritos de Satisfação | Estudo de mercado à marca na categoria de consumo.

Porquê a Museu Interativo do Megalitismo?

O Museu Interativo do Megalitismo foi criado para o público em geral, para que este pudesse compreender o Megalitismo, funerário (antas/dólmens) ou não funerário (menires e cromeleques) da Pré-História Recente que existe não só no Município de Mora bem como em toda a Península Ibérica através de conteúdos digitais. Visa não só representar estes monumentos enquanto arte e centros de contemplação astronómica, mas também inseri-los em contextos do quotidiano dos nossos antepassados. 

O Museu Interativo do Megalitismo de Mora é uma viagem no tempo até à Pré-História de forma dinâmica, não só na exposição mas também nas atividades. Para a exposição, o visitante pode optar por visita livre ou guiada, e em ambas tem acesso à Sala de Atividades com bowling pré-histórico, mesas interativas e atividades de arqueologia experimental, onde poderá produzir placas de xisto semelhantes às usadas pelos antepassados, ou, mediante agendamento, experimentar atividades como produção de vasos cerâmicos, a escavação ou tecer uma manta. Como o Museu é sobre Megalitismo não poderiam também faltar as visitas guiadas aos monumentos. Por essa razão, na compra de uma visita guiada à exposição poderá optar também por visitar o Cromeleque das Fontainhas e/ou a Anta-Capela de S. Dinis.

O Museu Interativo do Megalitismo de Mora é, até ao momento, o único Museu em Portugal focado na temática do Megalitismo. Este museu insere-se numa área conhecida internacionalmente pela elevada concentração de recintos megalíticos pré-históricos, datados de há cerca de 7 mil anos são mais antigos que Stonehenge..

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever a newsletter Notícias Cinco-Estrelas

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas

 

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever a newsletter Notícias Cinco-Estrelas

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas