Pastel de Feijoca – Prémio Cinco Estrelas Regiões

Pastel de Feijoca

O Pastel de Feijoca, feito com a Feijoca de Manteigas, tem uma textura e sabor únicos.  É um segredo bem guardado da família Costa (Volta ao Mundo em 80 Sabores), que criou a receita há mais de uma década. Mesmo assim, Edgar Costa, sócio-gerente, aceita revelar mais sobre este produto exclusivo da vila.

Surgiu de um desafio que a Confraria da Feijoca de Manteigas lançou em 2007. A partir dai foi o passa-palavra! Hoje fazem-se entre 150 a 300 Pastéis de Feijoca por dia, exclusivamente em Manteigas.

É usada a polpa da feijoca, exclusiva dos produtores de manteigas. É demolhada, cozida, pilada e transformada num puré que é depois utilizado no bolo. Além disso, leva açúcar, ovos, farinha de amêndoa e outros ingredientes que são segredo. Este não é um pastel que se possa fazer em casa. É um processo que pode levar até sete horas porque depende do tempo de arrefecimento, dos pontos do açúcar, dos tempos de junção dos vários ingredientes. Há procedimentos que a seguir para que corra tudo bem. Estas várias etapas também são uma parte do segredo. É um pastel que se conserva por mais de 30 dias sem conservantes.

Existem 3 formatos de pastel: e, miniatura (para acompanhar o café), o formato normal (que funciona como um bolo de pastelaria) e a tarte (para servir à fatia, como sobremesa).


Dados Resumo


CATEGORIA

Doçaria Regional

DISTRITO

Guarda

TESTES

Estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa de 425.000 indivíduos

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever a newsletter Notícias Cinco-Estrelas

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas