Queijo de Nisa

O “QUEIJO DE NISA DOP” (Denominação de Origem Protegida) é obtido a partir de leite cru de ovelha, da raça regional Merina Branca. Trata-se de um queijo curado, de pasta semidura e cor branca amarelada.

O processo de fabrico inicia-se adicionando coalho vegetal ao leite, à temperatura de 25º a 28ºC, durante 45 a 60 minutos. Após este processo, ocorre o primeiro corte da coalhada, de forma a remover parte do soro. De seguida, transfere-se a coalhada para os cinchos, dando-se a mexedura manualmente e a salga.

A maturação compreende 2 fases. A primeira tem a duração de 15 a 18 dias e ocorre à temperatura de 8º a 10 ºC, à humidade relativa de 80 a 90%. A segunda fase de maturação dura 30 a 40 dias e ocorre à temperatura de 10 a 14 ºC e humidade relativa de 85 a 90%.

O “QUEIJO DE NISA DOP” pode apresentar-se em “merendeira”, com diâmetro de 10 a 12 cm e peso de 200 a 400 g, assim como ser apresentado no formato original, com diâmetro de 13 a 16 cm e peso de 800 a 1300 g, possuindo um sabor ligeiramente ácido e aroma intenso.

O “QUEIJO DE NISA DOP” é produzido por queijarias locais, particularmente em Tolosa e Nisa, famosas em todo o país pela qualidade dos seus queijos, cujos processos de produção se mantêm artesanais.



CATEGORIA

Queijos

DISTRITO

Portalegre

TESTES

Estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa de 222.900 indivíduos

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever as notícias Cinco-Estrelas

FreshMail.com