Queijo de Serpa
Categoria: Produtos Tradicionais Portugueses

É um queijo produzido a partir do leite cru de ovelha, coagulado com flor de cardo (Cynara Cardunculus L.), uma planta espontânea abundante nas terras da região. De cor amarela clara, pode apresentar-se com consistência semimole, amanteigada (entorna) ou dura, forma cilíndrica baixa, com ligeiro abaulamento e sem bordos definidos. Fabrica-se em três tamanhos: grande, com cerca de dois quilos; médio (cuncas), à volta de 800 gramas; pequeno (merendeiras), até 300 gramas. A excelência deste queijo não advém somente da qualidade dos ingredientes, mas também da mestria dos roupeiros (nome que, em Serpa, se dá aos queijeiros), num saber-fazer de gerações. No concelho de Serpa são produzidas outras variedades do queijo de ovelha e queijos de cabra igualmente com grande qualidade.

Beja
Distrito
454.000
Consumidores Envolvidos

Estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa.

Porquê o Queijo de Serpa?

Com uma história milenar, o Queijo Serpa, com Denominação de Origem Protegida desde 1996, é um dos queijos tradicionais de maior fama no Alentejo, sendo o seu singular aroma e sabor parte fundamental do património cultural do Baixo Alentejo e em particular do concelho de Serpa.

É importante referir ainda dois produtos resultantes do fabrico do queijo, o requeijão e o almece, sendo que o primeiro muito apreciado e com aplicações na doçaria tradicional, tal como as famosas queijadas de Serpa ou apenas servido com mel como sobremesa.

O expoente máximo para a promoção e valorização deste produto de excelência é a Feira do Queijo do Alentejo, que o município de Serpa realiza anualmente no último fim-de-semana de fevereiro. Reúne os produtores do concelho, bem como de outras regiões com queijo de referência, e outros produtos de relevo, como os enchidos, o vinho, o azeite, o mel, o pão e as azeitonas. Durante a Feira realiza-se um concurso para distinguir os melhores queijos e promover a sua afirmação nos mercados. Em simultâneo, decorre a Semana Gastronómica do Queijo, com os restaurantes do concelho a apresentar propostas sugestivas feitas à base de queijo.

Destaque ainda para o Centro Interpretativo do Queijo Serpa, integrado no Mercado Municipal de Serpa, e que permite conhecer a história deste produto , as diferentes rouparias e as várias dinâmicas existentes, porque o Queijo Serpa está na Moda!

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever a newsletter Notícias Cinco-Estrelas

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas

 

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever a newsletter Notícias Cinco-Estrelas

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas