Se há motivo de enorme chieira para os vianenses, esse motivo são as Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, ponto alto do calendário cultural da cidade e do concelho.
A Romaria d’Agonia é considerada a maior romaria de Portugal e conta, já há diversos anos, com uma afluência superior a um milhão de visitantes durante os dias da festa. A verdade é que as festas são o expoente máximo das tradições, dos usos e costumes de Viana do Castelo.
Entrar na Romaria é sentir a genuinidade de todos aqueles que se entregam de forma abnegada à preparação e participação dos vários quadros: nas procissões, nos desfiles, no cortejo e nos festivais que integram a festa, tornando-a verdadeiramente única.
Av.ª Cabo Verde – Parque Empresarial Praia Norte, Lote 18
4900-350 – Viana do Castelo
De segunda a sexta-feira
9h00/12h30 – 14h00/17h30
Estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa.
A etnografia tem o seu espaço no Desfile da Mordomia e também no Cortejo Histórico e Etnográfico e na inigualável Festa do Traje. Em boa verdade, o Desfile da Mordomia é já apelidada como a maior montra de ouro ao ar livre. E nem só do traje, com as várias cores consoante a freguesia e o estatuto, vive este desfile, já que que o ouro que adorna a beleza destas mulheres é ‘obrigatório’, variando apenas a quantidade.
A Procissão ao Mar e ao Rio e as ruas da Ribeira, enfeitadas com os tapetes de sal e tapete florido, são testemunhos da profunda devoção religiosa que deu origem à Romaria.
Entre o folclore, as concertinas e os bombos, os cabeçudos e gigantones, os trajes e o ouro, as gentes da Ribeira, as procissões, o cortejo, e a inigualável serenata de fogo-de-artifício, a Romaria d’Agonia, que recebeu em 2013 a Declaração de Interesse para o Turismo, não deixa ninguém indiferente.