Serra do Alvão – Prémio Cinco Estrelas Regiões

Serra do Alvão

A Serra do Alvão encontra-se em Trás-os-Montes, a norte da Serra do Marão e a oeste da Serra da Padrela. Estende-se ao longo de 30 quilómetros, com altitudes entre os 900m e os 1300m, destacando-se a sudoeste o Alto do Vaqueiro (1311m), mais a nordeste, perto de Lamas de Olo o Alto de Caravelas (1330m) e no
seu extremo norte o Monte Minheu (1203m). Integra os Concelhos de Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena e Mondim de Basto. O Parque Natural do Alvão encontra-se no terço sul desta serra.

Acidentes geológicos que dão origem a espetaculares cascatas, uma grande diversidade de ecossistemas naturais e um património social preservado fazem do passeio pelo Parque Natural do Alvão uma romagem de autenticidade.

Na vertente oeste da Serra do Alvão, que integra o imponente maciço montanhoso onde se inclui a Serra do Marão, esta área protegida é percorrida pelo Rio Olo, que corre entre fragas e penhascos e atravessa as rochas nas Fisgas de Ermelo, caindo em cascatas de uma altura de cerca de 250 metros. Impressionante pela força das águas, este é um dos locais mais belos da região e está representado no símbolo do Parque.

O curso do rio Olo une duas realidades distintas. A uma altitude média de 1.000m, na zona de Lamas de Olo, predomina o granito e a vegetação de alta montanha; em baixo, junto a Ermelo, onde a altitude ronda os 450 m, prevalece o xisto e a paisagem é verdejante como no Minho.


Dados Resumo


CATEGORIA

Serras

DISTRITO

Vila Real

TESTES

Estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa de 313 450 indivíduos.

 

 

 

 

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever a newsletter Notícias Cinco-Estrelas

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas