É um queijo único produzido a partir do leite cru de ovelha, coagulado com infusão de flor de cardo (Cynara Cardunculus L.), uma planta espontânea que generosamente cresce nas terras da região. De tonalidade amarela claro, pode apresentar-se com uma textura semimole, amanteigada, podendo entornar . A sua forma é cilíndrica baixa, com ligeiro abaulamento e sem bordos definidos. São produzidos em três tamanhos: gigante (cerca de 2kg); cunca (entre 800g e 900g); merendeira (entre 200g e 250g). A excelência deste queijo não provem somente da qualidade dos ingredientes, mas, também, da mestria dos roupeiros (nome que, em Serpa, se dá aos queijeiros), num saber-fazer de gerações. No concelho de Serpa encontramos outras variedades de queijo de ovelha e de queijos de cabra de grande qualidade que merecem ser descobertos e apreciados.

Estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa.
Com uma história milenar, o Queijo Serpa, com Denominação de Origem Protegida desde 1996, é um dos queijos tradicionais de maior reconhecimento nacional. O seu singular aroma e sabor único são parte fundamental do património cultural do Baixo Alentejo e em particular do concelho de Serpa.
Do processo de fabrico do queijo resultam também o requeijão e o almece. O requeijão, em particular, é muito apreciado e ocupa um lugar de destaque na doçaria tradicional -seja como principal ingrediente das conhecidas queijadas de Serpa, seja simplesmente servido com mel.
O expoente máximo de promoção e valorização do queijo é a “Feira do Queijo do Alentejo”, que se realiza, todos os anos, no último fim-de-semana de fevereiro. Reúne os produtores do concelho, bem como de outras regiões com queijo e outros produtos de excelência, como os enchidos, o vinho, o azeite, o mel, o pão e a doçaria tradicional. Durante a feira estão a concurso os queijos presentes no evento. Mais do que um concurso, promove-se o produto no mercado e distingue-se à arte de bem fazer queijo.
Em paralelo, decorre a Semana Gastronómica do Queijo, onde os restaurantes do concelho apresentam no seu receituário pratos tendo por base o queijo.
Destaque ainda para o Centro Interpretativo do Queijo Serpa, localizado no Mercado Municipal de Serpa, onde é possível conhecer a história deste produto, as diferentes rouparias e as várias dinâmicas existentes.