Portas da Cidade
Categoria: Monumentos

Ex-líbris de Ponta Delgada, foram edificadas no século XVIII junto ao extinto cais, e depois transferidas para a Praça Gonçalo Velho Cabral aquando as obras na Avenida Infante Dom Henrique. Constituídas por três arcos, ostentando no meio o brasão das armas reais e da cidade, estas portas são o cartão de visita da cidade.

 

Praça Gonçalo Velho Cabral
9500 – São Sebastião

imagem representação de vencedor
Açores
Região
Ponta Delgada
Autarquia
498.660
Consumidores Envolvidos

Estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa.

Porquê as Portas da Cidade?

Datam de 1783 e inicialmente encontravam-se a escassos metros a nascente. Por sugestão de Jorge Gamboa de Vasconcelos foram, no início da década de 1950, demolidas e reconstruídas na sua localização atual.

É uma construção com três arcos de pedra, sendo o central maior, que apresenta alguns elementos barrocos, as armas de Portugal e do Município de Ponta Delgada. Por estas portas passaram várias personalidades, reis e presidentes de república, como: D. Pedro I do Brasil (1831); D. Carlos e D. Amélia (1901); Príncipes do Mónaco: Alberto I (1904) e Alberto II (2004); os reis de Espanha, D. João Carlos e D. Sofia (2005); o Presidente Craveiro Lopes; o Presidente Américo Thomaz, o Presidente Mário Soares e o Presidente Cavaco Silva.