Ex-líbris de Ponta Delgada, foram edificadas no século XVIII junto ao extinto cais, e depois transferidas para a Praça Gonçalo Velho Cabral aquando as obras na Avenida Infante Dom Henrique. Constituídas por três arcos, ostentando no meio o brasão das armas reais e da cidade, estas portas são o cartão de visita da cidade.
Praça Gonçalo Velho Cabral
9500 – São Sebastião

Estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa.
Datam de 1783 e inicialmente encontravam-se a escassos metros a nascente. Por sugestão de Jorge Gamboa de Vasconcelos foram, no início da década de 1950, demolidas e reconstruídas na sua localização atual.
É uma construção com três arcos de pedra, sendo o central maior, que apresenta alguns elementos barrocos, as armas de Portugal e do Município de Ponta Delgada. Por estas portas passaram várias personalidades, reis e presidentes de república, como: D. Pedro I do Brasil (1831); D. Carlos e D. Amélia (1901); Príncipes do Mónaco: Alberto I (1904) e Alberto II (2004); os reis de Espanha, D. João Carlos e D. Sofia (2005); o Presidente Craveiro Lopes; o Presidente Américo Thomaz, o Presidente Mário Soares e o Presidente Cavaco Silva.