O Paço dos Duques de Bragança, situado na cidade de Guimarães, é um magnífico exemplar da arquitetura senhorial quatrocentista e berço da Casa de Bragança. Está classificado como Monumento Nacional desde 1910 e engloba na sua estrutura uma ala destinada a residência oficial da Presidência da República.
Rua Conde Dom Henrique, 4800-412 Guimarães

Estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa.
Datado do século XV, foi edificado por D. Afonso, filho bastardo do rei D. João I e de D. Inês Pires Esteves, 1.º Duque da Casa de Bragança e 8.º Conde de Barcelos, por altura do seu segundo casamento com D. Constança de Noronha. Habitado durante o século XV, assistiu-se nas centúrias seguintes a um progressivo abandono e consequente ruína, motivada por fatores políticos e económicos, que se foi agravando até ao século XX.
Entre 1937 e 1959, realizou-se uma ampla e complexa intervenção de reconstrução, executada a partir de um projeto do arquiteto Rogério de Azevedo. Em 1959, é inaugurado como Palácio Nacional e aberto ao público como museu.
Atualmente, as peças expostas, produzidas principalmente nos séculos XVII e XVIII, “mobilam” os diversos espaços da exposição permanente, criando no visitante a ideia de que está a visitar uma “casa”. Do seu espólio constam excelentes coleções de tapeçaria, porcelana, pintura, mobiliário, escultura e armas, para além de uma ou outra peça evocativa de outras artes.