A Aldeia Histórica do Piódão, esculpida na Serra do Açor, no concelho de Arganil, é um testemunho vivo da história e da resiliência das suas gentes. Uma pintura de beleza intemporal, onde o xisto se funde com a paisagem e onde o tempo parece parar. Entre ruelas sinuosas e casas alinhadas na encosta, este é um lugar de encanto e autenticidade, onde cada detalhe convida à contemplação e à descoberta.
Piódão, Arganil – Coimbra

Estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa.
Visitar o Piódão é embarcar numa viagem encantadora e desafiadora ao passado. Encante-se pelas estreitas ruelas e escadarias em xisto que se entrelaçam no casario, e descubra um modo de vida repleto de tradições que resistem ao tempo. Admire o contraste do azul das janelas com o cinzento do xisto e as cruzes que adornam as ombreiras das portas – testemunhos silenciosos da devoção dos seus habitantes a Santa Bárbara, protetora contra tempestades e trovões.
O Piódão é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal e está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1978.
Sem deixar indiferente quem a visita, a Aldeia Histórica do Piódão foi eleita em 2017 uma das 7 Maravilhas de Portugal, na categoria Aldeias Remotas, acolhendo a grande final do concurso transmitido pela RTP.
Venceu o Prémio Cinco Estrelas Regiões em 2018, 2019 e 2020, 2021, 2022, 2024 e 2025.