O Centro Social do Vale do Homem (CSVH), IPSS fundada em 2016, é entidade certificada pela norma ISO 9001:2015 e desenvolve a sua atividade nas áreas do Apoio ao Idoso em regime de alojamento, centro de dia e assistência domiciliária, do Apoio à Infância assim como na área da Saúde Mental. Atualmente, é constituído por: 4 estruturas residenciais seniores: Lar da Oliveira e Casa da Alegria em Vila Verde, Lar das Termas em Amares, e FelizMENTElar em Braga; 3 Serviços de Apoio Domiciliário: Lar da Oliveira, Lar das Termas e FelizMENTElar; 1 Centro de dia – Casa da Alegria; 1 estrutura para a infância – Clube dos Pequenos em Braga; 1 Equipa de Assistência Domiciliária de Saúde Mental em vários concelhos; Vale do Homem com Saúde – projeto de apoio de proximidade nos cuidados de saúde primários e rastreios; 1 Centro de Estimulação da Mente (CEM) em Vila Verde que disponibiliza junto da comunidade um leque variado de terapias e consultas de especialidade na área das demências; 1 Centro de Reabilitação Motora (CRM) em Braga.
O CSVH está presente em vários concelhos do distrito de Braga, nomeadamente, Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, Braga, Póvoa de Lanhoso e Barcelos.
As estruturas de assistência ao idoso têm como missão prestar serviços de bem-estar e conforto aos seus utentes num ambiente familiar e acolhedor assim como promover práticas de envelhecimento ativo.
Atentos à evolução das necessidades da sociedade, o CSVH especializou uma das suas estruturas, a Casa da Alegria no acolhimento e assistência de idosos com demência (Alzheimer e outras demências).
Em complemento destas áreas de intervenção, o CSVH tem como projeto para 2025 atuar na área da deficiência, com a abertura da Casa Mãe – Quinta do Senhor em Vila Verde onde operará um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e uma Residência de Autonomização e Inclusão (RAI), cuja finalidade é proporcionar um ambiente acolhedor, inclusivo e capacitador para pessoas com deficiência.
CSVH – Sede:
Rua Francisco Sá Carneiro – 4730-263 Lanhas – Vila Verde

Testes realizados: Estudo massificado à categoria | Inquéritos de Satisfação | Estudo de mercado à marca na categoria de consumo.
As estruturas de assistência ao idoso têm como missão prestar serviços de bem-estar e conforto aos seus utentes num ambiente familiar e acolhedor assim como promover práticas de envelhecimento ativo. Para a concretização das suas atividades cada estrutura possui instalações e equipamentos pensados nas necessidades dos seus utentes e dispõe de uma equipa multidisciplinar competente e dedicada, constituída por profissionais de várias áreas, nomeadamente:
– Saúde: médico, enfermeiro, psicólogo, neuropsicólogo
– Técnica: musicoterapeuta, terapeuta ocupacional, psicomotricista, fisioterapeuta, técnico de balneoterapia, nutricionista
– Social: gerontólogo, assistente social, técnico superior de animação
– Cuidados pessoais: ajudante de ação direta com formação inicial e contínua.
Todos têm como foco o desenvolvimento de estratégias orientadas para a conservação ou adiamento da perda das capacidades físicas e mentais dos idosos, trabalhando de forma holística todas as necessidades e expectativas do utente e integrando diferentes perspetivas e competências para alcançar objetivos comuns.
O CVSH, conta também com a participação ativa das famílias dos utentes, onde a partilha de informações / experiências é fundamental para a identificação e compreensão das necessidades e expectativas de todos as partes envolvidas (utentes/família/profissionais) e consequente definição das melhores estratégias a desenvolver.
As estruturas promovem atividades de envelhecimento ativo e estão dotadas de equipamentos adequados para a sua realização nomeadamente: ginásio, sala de fisioterapia e massagem, banheira de hidromassagem e piscina (no Felizmentelar).
A Casa da Alegria, especializada no acolhimento e assistência de idosos com demência (Alzheimer e outras demências) em regime de alojamento e Centro de Dia, presta cuidados de saúde, bem-estar e conforto, recorrendo à terapias não farmacológicas, que ajudam a controlar a sintomatologia da demência, tais como a Cromoterapia, Terapia das Bonecas, Roboterapia, Terapia de reminiscência na Sala da Avó, Intervenção assistida com animais, a Espiritualidade de entre outras. Mais, dispõe de salas multissensoriais, nomeadamente Snoezelene, Musicoterapia de entre outras, para a realização das intervenções com os utentes.
O Jardim Terapêutico e Sensorial (JTS) é outro espaço dedicado à realização de atividades de estimulação cognitiva e sensorial. Através de circuitos sensoriais, o JTS atua ao nível da atenção, do comportamento e da orientação no tempo e no espaço. Dentro do Jardim Terapêutico e Sensorial, existe ainda o Circuito de Manutenção e Memória onde os utentes, ao longo de 400 metros lineares, encontram diversos elementos de estimulação cognitiva, reabilitação física e psicomotora, aliando-se à estimulação sensorial. Este é provido de aparelhos de ginástica geriátrica, jogos tradicionais e circuito musical. Este espaço é também aberto à comunidade para benefício da população envolvente com necessidades de assistência neste domínio.
O CSVH, como entidade certificada pela norma ISO 9001:2015, pauta a sua atuação por referenciais de qualidade onde a melhoria contínua e a prossecução de um serviço de excelência são valores efetivos e presentes no desempenho de cada profissional e em todos os níveis da instituição, da Direção e Órgãos Sociais aos cuidadores.