Dom Rodrigo

Dom Rodrigo é um doce incontornável da região do Algarve, apresentando-se como uma surpresa tentadora, embrulhado em papel de prata colorido.

Para o confecionar precisamos de fios de ovos e de ovos-moles aos quais também pode ser acrescentado um pouco de miolo de amêndoa ralada. Fazem-se pequenas bolas de fios de ovos com uma pequena cavidade em que se coloca uma porção equivalente a uma colher de sopa de ovos-moles. Prepara-se uma calda de açúcar em ponto de fio na qual, enquanto ferve, se colocam os Dom Rodrigo para que alourem, ficando levemente tostados. Retiram-se do lume, deixam-se arrefecer, polvilham-se com açúcar e canela e envolvem-se em papel prateado.

D. Rodrigo António de Noronha e Menezes foi Governador do Algarve de um de Abril de 1754 a Novembro de 1755. Os bolos D. Rodrigo têm o seu surgimento no dia 01 de Abril de 1754, data da recepção oferecida pelo Alcaide de Lagos ao Governador do Algarve, Capitão-General D. Rodrigo António de Noronha e Menezes que tomava posse.

As freiras do Convento do Carmo de Lagos, as Irmãs Carmelitas, também quiseram presentear o Governador do Algarve que tomava posse e, com a permissão do alcaide trouxeram para a mesa duas grandes e ovais travessas de prata de Bolos D. Rodrigo e a Madre Superiora Carmelita, também convidada, explicou a D. Rodrigo estes bolos que lhe ofereciam, criados para esta ocasião foram denominados Bolos D. Rodrigo. A doceira-mor e a cozinheira-mor do castelo ficaram descontentes, pois estes bolos foram muito apreciados por todos e louvados em detrimento de todos os outros apresentados pela doceira-mor.

Assim os Bolos D. Rodrigo são bolos conventuais, criados no Convento do Carmo, em Lagos, pelas Irmãs Carmelitas para o dia 01 de Abril de 1754 e percorreram os tempos muito apreciados por todos até aos nossos dias.



CATEGORIA

Cozinha Tradicional

DISTRITO

Faro

TESTES

Estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa de 222.900 indivíduos

  

Créditos fotográficos: Região de Turismo do Algarve

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever as notícias Cinco-Estrelas

FreshMail.com