A Festa das Fogaceiras, em Santa Maria da Feira, é um verdadeiro abraço à memória.
A cada 20 de janeiro, meninas vestidas de branco desfilam com fogaças à cabeça, oferecendo-as ao céu em sinal de fé e devoção pelo mártir S. Sebastião. Uma celebração em honra da história, que ao longo dos anos se tem transformado na mais emblemática celebração religiosa da região.
Praça da República 4520-174 Santa Maria da Feira

Testes realizados: Estudo massificado à categoria | Inquéritos de Satisfação | Estudo de mercado à marca na categoria de consumo.
A Festa das Fogaceiras acontece em Santa Maria da Feira, Portugal, e tem origem num voto de fé feito ao mártir São Sebastião no século XVI. Segundo a tradição, durante uma epidemia de peste que assolava a região, a população prometeu oferecer anualmente fogaças (pão doce) ao santo, em troca de proteção contra a doença.
Desde então, a festa ocorre todos os anos a 20 de janeiro, com destaque para a missa da bênção das fogaças e a procissão das meninas vestidas de branco, simbolizando a pureza e a devoção, que carregam as fogaças sobre a cabeça até a Igreja Matriz. É uma das celebrações religiosas mais icónicas da região, que une fé, tradição e gastronomia.