O primitivo castelo, erguido num planalto numa posição estratégica, foi construído pelos muçulmanos, conquistado pelas forças do reino de Leão, reconquistado novamente pelos muçulmanos e por fim pelas forças portuguesas. A posse definitiva para Portugal só foi confirmada pelo Tratado de Alcanices (1297), a partir do qual D. Dinis procurou consolidar as fronteiras da região com a reedificação de vários castelos, de entre eles este de Almeida.
Rua do Arco nº 13, Almeida

Estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa.
No período pós-Restauração, Almeida modernizou as obsoletas estruturas medievais e construiu uma fortaleza em volta do perímetro urbano de Almeida, a Praça-forte de Almeida, perfeito exemplar da arquitetura militar barroca, de traçado hexagonal em estrela, com seis baluartes e seis revelins.
Atualmente subsistem os baluartes bem conservados, destacando-se no interior da praça o Quartel das Esquadras, as fundações do antigo castelo medieval, a Pousada, a Casa da Roda e o edifício dos Paços do Concelho (antigo Quartel de Artilharia). Almeida integra as Aldeias Históricas de Portugal e desde 2009 funciona um museu histórico-militar nas antigas casamatas.