Viana do Castelo tem o privilégio de acolher, na antiga doca comercial, um navio que representa uma parte importante da história da cidade e do país: o Navio Hospital Gil Eannes. Em 2025, celebramos os 70 anos do seu lançamento ao mar, recuperando a sua história e memória, promovendo a sua relevância para a construção naval, para a pesca, para Viana e para os vianenses.

Estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa.
O Gil Eannes foi construído nos antigos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, em 1955. Teve a importante missão de apoiar a frota bacalhoeira nos mares da Terra Nova e Gronelândia. Embora a sua principal função fosse prestar assistência hospitalar a pescadores e tripulantes, o Gil Eannes foi navio capitania, navio correio, navio rebocador e quebra-gelo.
Hoje em dia, a sua missão é ser o museu mais visitado da cidade. Tal só é possível porque a comunidade vianense se uniu em torno de uma campanha de angariação de fundos para a aquisição do navio a um sucateiro, que culminou no dia 31 de janeiro de 1998, com o seu regresso a Viana.
Depois de limpo e requalificado, o Navio Gil Eannes foi colocado em exposição na antiga doca comercial e, desde então, tem sido objetivo da Fundação Gil Eannes e do Município de Viana do Castelo promover o navio como espaço museológico.