Os Passadiços do Mondego são uma das mais recentes e fascinantes atrações naturais em Portugal.

Testes realizados: Estudo massificado à categoria | Inquéritos de Satisfação | Estudo de mercado à marca na categoria de consumo.
Localizados no concelho da Guarda, na região centro do país, oferecem uma experiência única ao longo das margens do rio Mondego, proporcionando vistas deslumbrantes e um contato direto com a natureza. inseridos no território reconhecido pela UNESCO como Geopark Estrela. Durante o percurso, de 12 km, o visitante é presenteado com paisagens naturais de cortar a respiração e geossítios arrebatadores, como o Miradouro do Mocho Real, os Metassedimentos de Videmonte e as Cascalheiras e Meandro do Alto Mondego.
O percurso com cerca de 12Km, e desnível acumulado de 800 metros (1600 metros caso decida fazer ida e volta), oferece paisagens de uma beleza indescritível. Os trechos mais exigentes são a subida/descida das escadarias junto às entradas dos passadiços na Barragem do Caldeirão e na aldeia de Videmonte. Aqui, o rio Mondego corre entre bosques de carvalhos e castanheiros, ruínas de antigos moinhos de água e fábricas de lanifícios, três pontes suspensas e uma histórica ponte medieval auxiliam na descoberta de uma rota que revela segredos até há pouco tempo apenas conhecidos pelos pastores.
Inseridos no Parque Natural da Serra da Estrela e no Estrela Geopark Mundial da UNESCO, os Passadiços do Mondego percorrem caminhos já existentes, intimamente ligados com a agricultura e pastorícia. Ao longo de todo o percurso é possível observar cascatas, levadas e vestígios de património industrial de antigas fábricas de lanifícios ou de produção de eletricidade. Assumido desde o inicio como um projeto de desenvolvimento responsável, os Passadiços do Mondego foram distinguidos nos World Travel Awards com o prémio Projeto Líder de Desenvolvimento do Turismo 2024.