A Torre dos Clérigos é um ex-líbris da cidade do Porto.
É um local de paragem obrigatória para todos os que visitam a cidade do Porto, e um excelente miradouro sobre esta. Localizada no Centro Histórico do Porto, é hoje a combinação perfeita de Arte, Fé, Música e Porto!

Estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa.
No ano de 1753, a pedido da Irmandade dos Clérigos, o arquiteto italiano Nicolau Nasoni apresentou o projeto para uma torre sineira, e em 1754 arrancariam as obras daquela que viria a ser a mais bela e altaneira Torre, dominando toda a paisagem urbana do Porto. Em julho de 1763, com a colocação da cruz de ferro no topo, e a imagem de São Paulo no nicho sobre a porta, deu-se por finalizada a sua construção.
As características barrocas que a definem são a expressão máxima da espetacularidade do barroco, onde os motivos típicos deste estilo, dão à torre movimento e beleza. Numa perspetiva a 360°, o visitante usufrui de um momento único, quer de dia ou de noite, quando em épocas especiais, a torre abre as suas portas até às 23h00.
Do topo, espera-nos uma deslumbrante vista sobre duas cidades abraçadas pelo rio Douro, Porto e Vila Nova de Gaia. Emblema da cidade do Porto, este monumento é o primeiro projeto documentado de arquitetura do artista italiano Nicolau Nasoni, mas, sobretudo, o que mais projeção conhece. Por lá passam mais de 1.500.000 pessoas por ano, o que identifica este monumento como um dos mais visitados em Portugal.