Os Transportes Urbanos de Braga são herdeiros de uma longa tradição na mobilidade da cidade, com raízes no século XIX. Ao longo das décadas, têm evoluído continuamente, adaptando-se ao crescimento urbano e à inovação tecnológica no transporte público de passageiros.
Com um compromisso firme na eficiência e na sustentabilidade, os TUB têm investido na modernização da frota e na descarbonização da operação, promovendo, desde outubro de 2018, uma mobilidade mais ecológica.
Rua Quinta de Sta. Maria –
Apartado 2383, 4700-244 Braga

Testes realizados: Estudo massificado à categoria | Inquéritos de Satisfação | Estudo de mercado à marca na categoria de consumo.
Os TUB têm prosseguido um esforço continuado de melhoria do serviço prestado aos cidadãos, assente não só no reforço da oferta, com maior regularidade, previsibilidade e fiabilidade, mas também na renovação alargada da sua frota, tendo em vista a melhoria das condições de conforto dos passageiros e a mitigação da sua pegada ecológica no território.
A estratégia ambiental de descarbonização da operação foi reforçada com a introdução de novos autocarros zero emissões ou baixas emissões de carbono, que apoiam a transição para uma mobilidade mais sustentável no concelho de Braga. Atualmente, os TUB contam com 160 viaturas a operar diariamente, das quais 43 elétricas e 32 movidas a gás natural. No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi aprovada uma nova candidatura para a aquisição de 38 novos autocarros elétricos, que chegarão aos TUB em 2026.
É objetivo dos TUB tornar a operação cada vez mais sustentável do ponto de vista ambiental, mas também mais eficiente do ponto de vista energético, como forma de mitigar as alterações climáticas e reduzir as externalidades negativas decorrentes da operação na vida das pessoas e no ambiente urbano.
A transição energética tem permitido aumentar as possibilidades de descarbonização no cumprimento das metas de sustentabilidade ambiental assumidas no Plano Estratégico e Sustentabilidade 2030, bem como contribuir positivamente para as metas previstas no Pacto Ecológico Europeu.
Este investimento na descarbonização da frota dos TUB e nas novas infraestruturas assenta em critérios de sustentabilidade, com o objetivo claro de responder aos desafios ambientais e sociais. Além disso, colabora para a criação de um ecossistema favorável ao transporte público coletivo de passageiros e para o desenvolvimento sustentável da cidade, tanto na dimensão ambiental quanto social.
Os TUB reafirmam, assim, o seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, promovendo um serviço de transporte público mais eficiente, ecológico e alinhado com as necessidades da população e os desafios ambientais do futuro.