Viagem Medieval

A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria é o maior evento de recriação medieval da Europa. Realiza-se anualmente, durante doze dias consecutivos, no centro histórico da cidade de Santa Maria da Feira, atraindo diariamente cerca de 50 mil visitantes. Com características únicas no país, este projeto diferencia-se pelo rigor histórico, dimensão (espacial e temporal) e envolvimento da população e associativismo local, reforçando a sua identidade e sentimento de pertença, e mobilizando uma vasta equipa de mais de mil pessoas com diferentes valências.

Centrada na recriação de episódios que marcaram a história local e nacional na Idade Média, a Viagem Medieval começou por realizar-se junto ao Castelo da Feira, mas rapidamente se expandiu para todo o centro histórico e zona envolvente, ocupando atualmente uma área de cerca de 40 hectares que se transfigura completamente e regressa à Idade Média.

A Viagem Medieval resulta da combinação harmoniosa de espetáculos de animação, fixos e itinerantes, com 29 áreas temáticas alusivas ao período em questão, tais como, os Banhos de S. Jorge, o Povoado, a Liça, os Pequenos Guerreiros, o Treino de Escudeiros, o Castelo D’El Rey, a Feira Franca, o Acampamento Castrense, entre outras. Por todo o recinto deambulam saltimbancos e outros artistas, interagindo com o público e representando cenas do quotidiano, acompanhados por grupos de música, malabares e outras artes.

Através da aposta na valorização do património, na recriação de episódios históricos e dinamização de áreas temáticas, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria dá a conhecer ao visitante a estrutura da sociedade medieval, a vida quotidiana nas aldeias medievais, os hábitos alimentares dos senhores e do povo, a destreza dos cavaleiros, as crenças religiosas, bem como as artes e ofícios a que se dedicava a população. Ao constituir uma forma singular de valorização patrimonial e histórica do concelho, a Viagem Medieval afirma-se como produto turístico de exceção.

Pelos momentos de recriação histórica, diversidade de áreas temáticas e qualidade da animação permanente, a Viagem Medieval é um evento de grande envergadura que contribui para o estabelecimento de uma oferta turística única, reforçando a atratividade do destino Santa Maria da Feira a nível nacional e internacional.


Dados Resumo


CATEGORIA

Festas, Feiras e Romarias

DISTRITO

Aveiro

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever as notícias Cinco-Estrelas

FreshMail.com